Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das DCNT no Brasil

Eixo I – Vigilância, Informação, Avaliação e Monitoramento

Outra importante pesquisa é a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que é realizada em todo o Brasil. Enfoca a percepção do estado de saúde, estilo de vida e doenças crônicas (IBGE, 2013).

A PNS objetiva coletar dados em escala nacional sobre a situação da saúde, comportamentos de risco e proteção, acesso aos cuidados de saúde, uso e financiamento de serviços de saúde pela população brasileira.

Para mais informações sobre a PNS, clique nas abas abaixo:

Periodicidade
Metodologia
Indicadores

Realizada em domicílios no ano de 2013, em continuidade ao suplemento sobre saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), produzido nos anos de 1998, 2003 e 2008. Está prevista para ser realizada a cada cinco anos e fará parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD), do IBGE.

Pesquisa de base domiciliar com âmbito nacional, sendo visitados 81.767 domicílios e realizadas 60.202 entrevistas. O inquérito foi composto de uma entrevista domiciliar, que dará continuidade ao Suplemento Saúde da PNAD, e de uma entrevista individual, respondida por um morador de 18 anos de idade ou mais do domicílio. A representatividade foi para o Brasil, áreas urbanas e rurais; grandes regiões; unidades federadas e capitais.

A etapa individual da PNS contemplou temas como as doenças crônicas não transmissíveis, os estilos de vida, o acesso ao atendimento médico, saúde do idoso, portador de deficiência, saúde da mulher, crianças menores de 2 anos de idade, entre outros. No indivíduo selecionado, foram feitas aferições de peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial, bem como coleta de sangue para realização de exames laboratoriais, em 25% dos selecionados para a entrevista individual.

A pesquisa é feita em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o IBGE.