-
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/....
O tratamento da hanseníase deverá ser feito em regime ambulatorial, com utilização de terapia padronizada pelo Ministério da Saúde que está disponível nas unidades públicas de saúde definidas pelos municípios para o tratamento da doença, o qual é dado pela PQT. Vejamos algumas características da PQT (BRASIL, 2016).
A PQT é o tratamento específico da hanseníase recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e preconizado pelo Ministério da Saúde. Refere-se a uma associação de Rifampicina, Dapsona e Clofazimina, na apresentação de blíster. O esquema padrão de administração é feito de acordo com a classificação operacional do doente em PB (duas drogas: Rifampicina e Dapsona) ou MB (três drogas: Rifampicina, Dapsona e Clofazimina).
Capaz de matar o bacilo logo no início da doença e evitar a evolução dela; além disso, o paciente se torna incapaz de infectar outras pessoas, pois a PQT promove uma cisão da cadeia epidemiológica.
Se o tratamento for realizado de forma completa e correta, a cura é garantida.
Considerando o caso de Jorge, como a equipe de saúde deve selecionar a terapia adequada? Acompanhe nas páginas seguintes as terapias para os casos paucilobacilares, como o de Jorge, e para os casos multibacilares.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/....