-
KRITSKI, A. L. et al. Tuberculose do Ambulatório a Enfermaria. 2. ed. São Paulo: Atheneu 2000.
Método fenotípico
Baseia-se no crescimento do M. tb em presença de uma concentração crítica de fármacos antituberculose.
O método das proporções foi padronizado na década de 60, por Canetti e é considerado o padrão-ouro para os TS. Tem ótima reprodutibilidade e boa acurácia. No entanto, o tempo de liberação do resultado é extremamente longo (45 dias). Clique nos itens abaixo e conheça os TS.
Realizado quando a baciloscopia do material biológico for positiva, consiste na inoculação desse material no meio de cultura contendo diferentes concentrações da droga antituberculose a ser testada; o teste indireto é feito a partir de uma cultura positiva para M. tb (KRITSKI et al, 2000).
Sistemas comerciais automatizados e não radiométricos - os TS feitos em sistemas comerciais automatizados e não radiométricos são rápidos (5-10 dias), tem boa sensibilidade e especificidade.
Já validado e comercializado no Brasil, baseia-se na detecção da redução da nitratase como indicador de crescimento do M. tb e apresenta resultados mais rápidos do que a detecção visual das colônias. Trata-se de uma ótima alternativa, uma vez que tem baixo custo ao ser comparado com os sistemas comerciais automatizados e demonstrou boa concordância com o método das proporções (LJ) para medicamentos rifampicina (RMP), isoniazida (INH), etambutol (EMB) e estreptomicina (SM).
Referências
KRITSKI, A. L. et al. Tuberculose do Ambulatório a Enfermaria. 2. ed. São Paulo: Atheneu 2000.