Introdução ao Curso
A AD é concebida como oferta de serviços de saúde que agrega ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e complicações e, ainda, medidas de reabilitação que podem ser realizadas no domicílio.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) deverá ser organizado em todos os municípios do país acima de 20.000 habitantes, isoladamente ou de forma agrupada via prévio pacto intergestores e, obrigatoriamente, ser atendido por Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e contar com hospital de referência.
A integralidade da atenção contempla o acesso da pessoa ao SAD exigindo nova maneira de planejar, executar, monitorar e controlar a prestação da assistência e serviços e a responsabilização de toda a Rede de Serviços pela informação, financiamento e prestação da assistência domiciliar de forma contínua.
Os profissionais envolvidos na assistência à pessoa no âmbito domiciliar devem buscar a lógica do trabalho coletivo onde o conjunto articulado de políticas, ações da equipe multiprofissional (complementares, compartilhadas e específicas) e a participação articulada e coordenada dos diferentes serviços e setores vão consolidar a rede de atenção domiciliar.
