Alimentação, nutrição e a saúde da família

Obesidade

Intervenção para crianças e adolescentes com excesso de peso

Ao ser classificado com o peso acima do adequado ou com obesidade, é necessário apresentar ao adolescente e/ou ao responsável do adolescente ou criança o diagnóstico encontrado, explicando o que representam os valores e as orientações adequadas para cada caso (BRASIL, 2014). Para entender sobre a intervenção para crianças e adolescentes com excesso de peso, observe o que fazer clicando nas imagens abaixo.

X

Com IMC entre os percentis 85 e 95 e crianças com IMC maior ou igual ao percentil 95 sem complicações devem ter orientações de alimentação saudável e atividade física para manutenção do peso corporal, uma vez que ainda crescerão adequando a relação peso/estatura. Crianças com IMC percentil maior ou igual a 95 com complicações devem receber intervenção para perda de peso. Essa perda de peso deve ser acompanhada para não interferir no crescimento.

X

Com IMC entre os percentis 85 e 95 sem complicação devem ter orientações de alimentação saudável e atividade física para manutenção do peso corporal, uma vez que ainda crescerão adequando a relação peso/estatura. Crianças com IMC entre os percentis 85 e 95 com complicação devem ter orientações de alimentação saudável e atividade física para manutenção. IMC maior ou igual ao percentil 95 sem ou com complicações devem receber intervenção para perda de peso. Essa perda de peso deve ser acompanhada para não interferir no crescimento.

Clique nos botões abaixo para ter acesso aos fluxogramas com as intervenções necessárias para o atendimento de crianças e adolescentes com diagnóstico de excesso de peso após a avaliação nutricional.