Parâmetros Bioquímicos
Os parâmetros bioquímicos compreendem mais uma etapa da avaliação do estado nutricional. Clique nos balões para dar continuidade a leitura.
O interesse nos parâmetros bioquímicos se deve ao fato de que as alterações bioquímicas são evidenciadas precocemente, anteriormente às lesões celulares e/ou orgânicas.
Lembrando que a avaliação bioquímica não deve ser utilizada isoladamente, mas em conjunto com os parâmetros antropométricos, de composição corporal, de consumo alimentar e exame clínico.
Os marcadores bioquímicos tradicionalmente empregados na DRC são para avaliar a condição de reserva das proteínas viscerais (albumina, pré-albumina e transferrina) e somáticas (creatinina).
Além disso, avaliam a ureia e colesterol, que são utilizados como marcadores de ingestão alimentar.
Mais recentemente, tem sido sugerida a utilização da proteína C-reativa e do bicarbonato sérico, que, embora não sejam marcadores nutricionais, podem contribuir para uma interpretação mais acurada.
Vale informar que, nos indivíduos em hemodiálise, os parâmetros bioquímicos são rotineiramente analisados com coleta de amostra de sangue obtida em pré-diálise (imediatamente antes) e naqueles em diálise peritoneal após a estabilização em determinada dose.
Clique aqui e veja os marcadores bioquímicos mais utilizados na avaliação nutricional de indivíduos com DRC e seus respectivos valores desejados.